Total de visualizações da página

domingo, 14 de abril de 2013

Catálogo Geral Finch Anos 70

Um comentário:

  1. Esta edição do catálogo não contém toda a variedade de modelos de espantosa qualidade que eram produzidos por esta inacreditável manufatura nacional, cuja sede tive um dia o privilégio de visitar pessoalmente, em busca de componentes para um ambicioso e inconcluso projeto de guitarra, o qual pretendo reeditar brevemente - esta fábrica nacional, entre outras coisas, impulsionou a produção no Brasil de acessórios e ferragens de qualidade melhorada, numa época quando aqueles que não podiam adquirir os inacessíveis instrumentos das melhores marcas internacionais tinham de se contentar com bizarrices grotescas, pavorosas, intocáveis e inafináveis - nominalmente refiro-me à Tonante "Rei dos Berimbaus de Seis Cordas", a qual se muito, deve ter produzido uma meia-dúzia de violões de qualidade, sendo que uma destas raridades me foi ofertada por meu pai, pelo meu aniversário de 12 anos e a outra veio parar em minhas mãos em circunstância insólita: encontrado sem cordas e pintado de alumínio spray, numa caçamba de entulho nas imediações do Anhembi, após ter sido utilizado como adereço carnavalesco - e por mim então completamente restaurado às suas dignas condições - ambos ainda em meu acervo, que inclui também uma espetacular réplica de notável qualidade e acabamento da Fender Stratocaster 1966 Vintage Blond Ash 5-Notch-Pickup-Switch, construída em meados dos anos 70 pela finada e reverendíssima Finch, instrumento adquirido igualmente em circunstâncias esdrúxulas: comprada por alguns trocados, com seu braço e ponte desajustados, pendurada abandonada num canto de uma obscura lojinha da rua dos Timbiras; instrumento que, após receber os devidos cuidados e ajustes, em nada ficou a dever às autênticas Fenders e hoje é uma preciosa e invendável relíquia pessoal. Lamento que competências tão valiosas do engenho nacional tenham sido substituídas pelo volume, acessibilidade e qualidade via de regra discutível do freneticamente regurgitante império fabril chinês.

    ResponderExcluir